segunda-feira, 3 de março de 2008

FÉ :“MITO” OU SUBSTÂNCIA

Fé, palavra tão pequena em termos de grafia ,porem tão explorada, por homens dos mais diferentes credos e dogmas ,tendências e ramificações daquilo que denominamos religião.
Apregua-se ,fé para continuar,fé para permanecer ,fé para se salvar e fé para prevalecer.
Muitas vezes nós nos “pegamos” praticando mais a “esperança” do que a fé propriamente dita.
Como “descendente direto do mover”palavra da fé” no Brasil,devo confessar com muita sinceridade,que em muitos aspectos eu me via completamente perdido;e pior que isso, tinha medo de me abrir com os outros irmãos,pois temia ser taxado como”incrédulo”.
Comprei muitos livros que falassem do assunto,procurei estudar com afinco,toda informação que me vinha às mãos.todavia .quanto mais eu lia pior ficava,pois cada um destes ensinamentos traziam em si ,muitos testemunhos pessoais,do qual eu não conseguia me encaixar.Sendo assim,corria atrás do meu “próprio” testemunho.

Assistindo um programa “gospel” na tv,desses de perguntas e resposta,fui surpreendido quando a”minha” questão foi abordada, por um garotinho de aproximadamente oito anos de idade, ele perguntou:”_ QUAL A DIFERENÇA ENTRE FÉ E CRENÇA”.
Me posicionei melhor no sofá, para uma melhor atenção.pois aquele garoto de repente se tornou meu “porta-voz” nesta questão tão intrigante para mim.
O pregador da noite ,deu uma resposta que penetrou em meu coração como se fosse um “raio”. Ele respondeu:
]”-crença é verbo,ex: eu creio,tu crês,ele crê.....,porem fé é substância “
Essa palavra substância, “ substancializou-se “ em mim, imediatamente me veio a imagem de como se estivesse em minha frente um grande pote de vidro, com uma quantidade de alguma coisa parecida com areia, esta areia preenchia uma “medida” do pote.
Poderia ser qualquer outra “substância”,açúcar, feijão não importa, o que importa é como se a minha medida de fé estivesse simbolizada naquele “pote”.
Pude então perceber que haveria de ser uma linguagem simbólica em meu entendimento.
Fé tem que ser algo substancial, algo real, só meu, algo palpável em meu espírito .

“DEUS DÁ A CADA UM DE NÓS, UMA “MEDIDA” DE FÉ.

Essa fé é restaurada pelo sangue de Jesus,logo que “ nascemos de novo”.não estou me referindo a fé para salvação,mas sim a fé para a realização e concretização dos planos de Deus pai ,em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo em minha e por meio da minha vida.
ROMANOS;10:17 “DE SORTE QUE A FÉ VEM PELO OUVIR,E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS”

Recebemos esta promessa da vinda da fé pelo caminho da audição,isto é em si mesmo maravilhoso,pois o Pai celestial sabe de nossa condição primária de incredulidade.

HEBREUS;11:1 “ORA, A FÉ É A CERTEZA DAS “COISAS” QUE SE ESPERAM,E A “PROVA” DAS COISAS QUE NÃO SE VÊEM”.

Fé como certeza de “COISAS”.

De fato, o que é COISA?
Chego a uma pré conclusão que coisa é uma substância,inteira ou parte dela.
Então quando nasci de novo recebi uma “medida” de uma “coisa” denominada “fé”
E essa coisa se “substancializou” em meu espírito.

JOÃO;1:1 “ NO PRINCÍPIO ERA O VERBO (PALAVRA),E O VERBO(PALAVRA) ESTAVA COM DEUS ,E O VERBO ERA DEUS”.

JOÃO;1:14” O VERBO(PALAVRA) SE TORNOU CARNE,E HABITOU ENTRE NÓS.VIMOS A SUA GLÓRIA( GREGO- DOKIME= CARATER OU CARACTERISTICAS DE UMA SUBSTÂNCIA),A GLÓRIA COMO DO UNIGÊNITO DO PAI,CHEIO DE GRAÇA E DE VERDADE”.

Note que a “PALAVRA” se transformou em ‘CARNE”.
Houve então uma “TRANSUBSTANCIAÇÃO”,O Pai celestial deu “forma e peso,altura e largura” ao “VERBO”.
Milagrosamente Jesus não só nos liberta do império das trevas,mas também passa a habitar em nosso espírito recriado.
Então dentro de mim existe duas “substâncias” em uma,ou seja: Jesus completo,e “grátis” uma “medida” de fé.
No antigo testamento , podemos extrair alguns exemplos de pessoas que foram “ADICIONADOS” com fé (substância) :

1= Noé (foi chamado por Deus para construir um “barco” no deserto)
2= ABRAÃO ( foi chamado por Deus para “SAIR” da casa de sua parentela,e andar com Deus pelo deserto)
3= MOISÉS (foi chamado por Deus para ser o agente libertador de Israel)

Assim como muitos outros também com um ponto em comum,todos eles ouviram a voz específica de Deus para suas vidas.
Ou seja; eles primeiro foram “ADICIONADOS” em suas medidas de fé(substância),para só depois ,saírem para cumprir o plano de Deus.
Notem que com raras exceções ,todos estavam cuidando de suas próprias vidas,nenhum deles estavam correndo atrás de Deus para ter fé(substância). Pelo contrário ,foi a fé(substância) que “correu” atrás deles.
============================



“CONFISSÃO DE FÉ”


Posso afirmar que existe muita gente fazendo “confissão de fé” na “esperança” de obter alguma coisa.
De fato muitos pregadores ,ensinaram que tínhamos que confessar para receber,mas percebo que primeiramente tenho que “RECEBER” para depois confessar ou mais precisamente(professar a “PALAVRA” ( VERBO DE DEUS). Em nossas vidas.

2 CORÍNTIOS ;4:13 “E TEMOS,PORTANTANTO O MESMO ESPÍRITO DE FÉ,COMOESTÁ ESCRITO:CRI, POR ISSO FALEI.TAMBEM NÓS CREMOS,POR ISSO FALAMOS”

Ter o mesmo “espírito” fala de andar na mesma mentalidade de Deus ou seja.nós temos fé (na forma de substância,palavra real dita pessoalmente por Deus,para cada situação específica em nossas vidas). Então o “cri” pode ser interpretado como recebi,por causa disto é que posso falar.

Hebreus ;11:6 “ORA, SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS,PORQUE É NECESSÁRIO QUE AQUELE QUE SE APROXIMA DE DEUS CREIA QUE ELE EXISTE,E QUE É GALARDOADOR DOS QUE O BUSCAM”.

Vamos então tentar parafrasear a primeira parte deste verso: ‘’ORA,SEM SUBSTÃNCIA DIVINA DENTRO DO MEU ESÍRITO,NÃO EXISTE A MENOR POSSIBILIDADE DE COOPERAR (OPERAR JUNTO) COM DEUS.

==========================================================

CONHECENDO A FORÇA DO SEU PODER

1CORÍNTIOS 2:5 “ PARA QUE AVOSSA FÉ NÃO SE APOIASSE NA SABEDORIA DOS HOMENS,MAS NO PODER DE DEUS”.

1CORÍNTIOS 4:20”POIS O REINO DE DEUS NÃO CONSISTE EM PALAVRAS,MAS EM PODER”.

EFÉSIOS 1:19”E QUAL A SUPREMA GRANDEZA DO SEU PODER PARA CONOSCO,OS QUE CREMOS,SEGUNDO A OPERAÇÃO DA FORÇA DO SEU PODER”.

EFÉSIOS 3:16 “ORO PARA QUE, SEGUNDO AS RIQUEZAS DA SUA GLÓRIA,VOS CONCEDA QUE SEJAIS FORTALECIDOS COM PODER PELO SEU ESPÍRITO NO HOMEM INTERIOR”.

Agora vamos “SOMAR” o “ VERBO” que é a palavra(substancializada em Jesus) á terceira pessoa da trindade, o ESPÍRITO SANTO.
Então teremos uma divina e santíssima “equação” :

Jesus (palavra-viva,promessas e deveres) + Espírito Santo(no qual somos fortalecidos,no seu poder)= “HEROIS DA FÉ”.
Fazendo uma simples comparação, como se fosse o pó de café+ água’quente”=saboroso café.
Pó de café sem água ou vice-versa,não produz aquilo para qual desejamos,entende?

Lembremos que primeiro operou na terra o ministério de Cristo ( palavra que se transubstâncializou,em carne ) após isso veio dos “céus” o fogo do Espírito Santo.

LUCAS 24:49” ENVIO SOBRE VÓS A PROMESSA DE MEU PAI;MAS FICAI NA CIDADE,ATÉ QUE DO ALTO SEJAIS REVESTIDOS DE PODER”.

NOTEM: “FICAI,PERMANECEI,NÃO SE MOVAM,ESPEREM” até que viesse “poder”.
O ministério do Espírito Santo ,não é fazer “cosquinhas” nem nos “emocionar” nas reuniões da igreja,mas sim “confirmar” com poder ou provocar uma reação química em nossa fé ( medida de substância que Ele encontrar em nós).

No original grego,encontramos duas expressões para “PALAVRA DE DEUS”

A) encontramos a palavra “LOGOS” que é a palavra escrita de Deus(gênesis à apocalipse)
B) encontramos a palavra “RHEMA” ‘ que indica uma palavra específica de Deus.

Trata se de uma”REVELAÇÃO” específica,é Deus mesmo falando com você,Ele em ação extraindo do ‘LOGOS’ um “RHEMA” para sua vida especificamente.
Abraão recebeu um “RHEMA”: “SÁI DA CASA DA TUA PARENTELA E VAI...”
Lembro-me de um poderoso testemunho dado por um irmão da igreja da Coréia:
Ele estava passando por sérios problemas financeiros ,sem saber o que fazer,mas no entanto não faltava às reuniões de sua igreja local.
Em um determinado “culto” ,o pregador discursava a respeito de Jesus,onde Ele declara que nós seriamos o ‘SAL” da terra.

De acordo com o seu testemunho, esta palavra”SAL’ ,“SALTOU” para dentro do seu espírito,a tal ponto que já não conseguia ouvir o resto da pregação.
No caminho para sua casa o”sal’ recocheteava,como uma “bala-perdida”dentro dele.
Então teve uma divina inspiração de comprar uma saca de sal e começou a revender em pequenas porções. Ele conta que vendeu tão rapidamente que ficou espantado ,comprou a segunda saca,ocorrendo o mesmo feito,no prazo de um ou dois anos ,este irmão se tornou um dos maiores atacadistas de “Sal” da região da ásia.


HEBREUS 12:2”OLHANDO FIRMEMENTE PARA JESUS,AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ (SUBSTÂNCIA),O QUAL PELO GOZO QUE LHE ESTAVA PROPOSTP SUPORTOU A CRUZ,DESPREZANDO A IGNOMINIA,E ESTÁ ASSENTADO À DESTRA DO TRONO DE DEUS.

Da minha fé ,Jesus tem que ser o “AUTOR”(FABRICANTE,ELABORADOR) e também o “CONSUMADOR” (FAZER COM QUE ACONTEÇA,REALIZADOR).

=== “BODAS (CASAMENTO) EM CANÁ DA GALILÉIA.


JOÃO 2:1À11.

v-1”NO TERCEIRO DIA HOUVE UM CASAMENTO EM CANÁ DA GALILÉIA.A MÃE DE JESUS ESTAVA ALI,
V-2 –E JESUS E SEUS DISCÍPULOS TAMBEM HAVIAM SIDO CONVIDADOS PARA O CASAMENTO.
V-3-TENDO ACABADO O VINHO,A MÃE DE JESUS LHE DISSE:NÃO TEMOS MAIS VINHO.
V-4-RESPONDEU-LHE JESUS:MULHER,QUE TENHO EU CONTIGO?AINDA NÃO CHEGOU A MINHA HORA.
V-5-SUA MÃE DISSE AOS SERVENTES :FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER.
V-6-ESTAVAM ALI SEIS TALHAS DE PEDRA QUE OS JUDEUS USAVAM PARA AS PURIFICAÇÕES,E CADA UMA LEVAVA DUAS OU TRÊS METRETAS.
V-7-DISSE-LHES JESUS:ENCHEI DE ÁGUA ESSAS TALHAS,E ENCHERAM-NAS ATÉ EM CIMA.
V8-ENTÃO LHES DISSE:TIRAI AGORA,E LEVAI AO MESTRE SALA.ELES O FIZERAM.
V-9-E LOGO QUE O MESTRE SALA PROVOU A ÁGUA TRANSFORMADA EM VINHO,NÃO SABENDO DE ONDE VIERA,SE BEM QUE SABIAM OS SERVENTES QUE TINHAM TIRADO A ÁGUA,CHAMOU O NOIVO,
V-10-E DISSE:TODOS PÕEM PRIMEIRO O VINHO BOM E,QUANDO JÁ BEBERAM FARTAMENTE ,ENTÃO O INFERIOR;MAS TU GUARDASTE ATÉ AGORA O BOM VINHO.
V-11-ESTE,O PRIMEIRO DOS SEUS SINAIS MIRACULOSOS,JESUS REALIZOU EM CANÁ DA GALILÉIA.ASSIM REVELOU A SUA GLORIA ,E SEUS DISCÍPULOS CRERAM NELE.

A) Jesus “transubstâncializa” “água” em “vinho”, Ele tem o poder de transformar “logos” em “RHEMA”


B)observe que para a realização do milagre,tiveram que ser totalmente obedientes a palavra que Jesus determinava:

“ENCHEI DE ÁGUA =(HABITE RICAMENTE EM VÓS A PALAVRA DE CRISTO).
“TIRAI” e “LEVAI”= (FÉ “SUBSTÃNCIA’ SEMPRE PRODUZIRÁ MOVIMENTO”fé sem movimento será mera “filosofia”).


Maria levou consigo, um maravilhoso presente.


UM PODEROSO “TRANSUBSTÂNCIADOR”




“TENHA TAMBEM EM SUA CASA, LIGUE AGORA!!!!!!! “


JOSÉ. A. A. TEIXEIRA

MINISTÉRIO DOKIME NET WORK

WWW.BLOGG.COM/DOKIME

Nenhum comentário: