segunda-feira, 17 de março de 2008

VOLTANDO PARA OS BRAÇOS DO PAI

Estamos vivendo em um período de extrema relevância na história do homem.
De fato ,mesmo com o avanço da tecnologia , aparentemente a nosso favor,gasta-se muito mais tempo em tarefas cotidianas,como:trabalho,escola,aperfeiçoamentos e pós graduações disto ou daquilo.Justamente por esta condição,criam-se “sites”,bares e outros ambientes ,onde o ponto principal é, facilitar e estimular os relacionamentos humanos.
Quase sempre ambientes fechados e reservados onde os “ riscos” de uma exposição são minimizados e protegidos por “sons,luzes e penumbras”.
Mas, todo esse aparato tecnológico de forma alguma, garante sucesso ou segurança,vitória ou fracasso,ao contrário ,acaba segregando ainda mais,pois sem fazer parte de alguma “tribo socialmente reconhecida e aceita”,continuarão a sós.
Todo esse esforço na tentativa de fuga de um sentimento crônico da mais absoluta solidão,vazio d`alma e uma dolorosa falta de propósito real e efetivo para sua existência .

.
Neste contexto ,aparece também as igrejas evangélicas ,que de uma hora para outra,receberam uma verdadeira “ enxurrada “ de gente que por intermédio dos shows e campanhas de evangelismo,lotaram os templos,absolutamente nada contra ,pelo contrário ,vejo estas igrejas como verdadeiros portais-espirituais.
Minha proposta através deste artigo é leva-lo para alem destes portal.pois é apenas o começo da jornada,porem o CAMINHO é longo ,e cabe somente a nós ,o prosseguir e o chegar.
Desta forma ,me proponho a fazer esta viagem ,dividindo-as em seis “paradas- programadas”; que daqui por diante denominarei :

SALVAÇÃO,SUBMISSÃO,PROVAÇÃO,LIBERAÇÃO,TRANSFORMAÇÃO e PERFEIÇÃO.

Descobriremos juntos que nossas igrejas não são apenas “points” para nossos domingos, mas sim como que uma “rodoviária-celestial”.

Portanto, apertem os cintos,relaxem os corações e façamos uma “boa-viagem”.



PRIMEIRA PARADA:

SALVAÇÃO.

Aqui vemos Jesus pagando o preço de nossa passagem:

“como raiz de uma terra seca.Não tinha parecer nem formosura;e olhando nós para ele,nenhuma beleza víamos,para que o desejássemos.Era desprezado,e o mais indigno entre os homens,homem de dores,e experimentado no sofrimento.como um de quem os homens escondiam o rosto,era desprezado,e não fizemos dele caso algum.Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades,e as nossas dores levou sobre si;contudo,nós o consideramos como aflito,ferido de Deus,e oprimido.mas ele foi ferido pelas nossas transgressões,e moído pelas nossas iniqüidades,e o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
(isaias:53:1à5)
Não existe salvação sem arrependimento ,e não pode haver arrependimento sem o reconhecimento do pecado em si mesmo.por isso quando reconheço que sou pecador, recorro ao salvador,faço confissão e recebo remissão por intermédio do derramamento sacrificial de sangue feito por Jesus lá na cruz ,crendo que este sacrifício é plenamente suficiente ,para apagar a minha culpa.

SEGUNDA PARADA:

SUBMISSÃO.

Muito embora ,vivamos na época da graça e não da lei,saibamos que fomos libertos do império das trevas para o reino do filho de seu amor.
No sistema imperial,simplesmente o “imperador” manda e obedecemos,não cabendo “livre-arbítrio” de nossa parte,ainda nesse sistema de governo tudo deve acontecer somente para o benefício do “imperador” sem se importar com seus “súditos” ,sendo então cada membro desse sistema um “nada” à serviço do imperador,que pode muito bem até se valer da morte de seus vassalos contanto que seu mesquinho e egocêntrico desejo se cumpra.
Já no reino do Pai celestial, tudo começa com o “enviar’ de seu único filho,desprovendo-o de toda deidade,vivendo no meio de nós ,como se um de nós fosse.recebe um nome comum para aquela época (Jesus filho de José carpinteiro).enfim nasceu ,cresceu,viveu,sofreu e morreu como homem igual a nós,porem sem pecado,devido sua origem Divina,mas sentindo na carne o peso da transgressão de Adão,herdada por Maria.
Na trilha da submissão ,fazemos o caminho inverso,quando deliberadamente nos submetemos à palavra de Deus, o próprio Deus da palavra começa a efetuar em nós ,algo como uma transmutação progressiva e crescente no sentido de estarmos assentados com Ele na regiões celestiais,e conjuntamente governamos sobre todas as circunstâncias á nossa volta.

“e nos ressuscitou juntamente com ele,e nos fez assentar nas regiões celestiais,em Cristo Jesus,”.
(Efésios;2:6)

TERCEIRA PARADA:

PROVAÇÃO.


“Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto,para ser tentado pelo diabo”.
(mateus;4;1)

Todo posicionamento que tomarmos a favor de Deus,fatalmente passará por um crivo,por um teste por uma prova;vale a pena observar que , quem levou Jesus para a tentação ,foi o Espírito Santo.
Note que Ele não foi levado “em espírito”,mas” por intermédio” do Espírito Santo.
Enumeras vezes ,ouvimos relatos de pessoas que assim que tomaram posição a favor de Cristo em suas condutas ,automaticamente começaram a ser atacadas de varias maneiras e situações em suas vidas:
Familiares ,negócios ,casamentos e até amigos,de repente vira tudo de cabeça para baixo.
O que funcionava antes ,passa a não funcionar mais,todos seus “esquemas’ começam a cair por terra, há um verdadeiro “terremoto” em seu cotidiano.
Muitas pessoas vem com uma idéia equivocada a respeito de cristianismo.fruto muitas vezes de um “imediatismo” pregados em nossas igrejas.
Nos alegramos com as promessas,sem contudo observarmos as condicionas.
Saibamos porem que é exatamente neste período de provações que também poderemos experimentar a forte e doce presença de Deus em nossas vidas,basta aprender a reconhece-lo.
Existe um hino muito famoso em espanhol,cujo nome é “paz no meio da tormenta”.
Notem que não há em Jesus ,nenhuma atitude de “fuga” , que tão somente se defendeu com a arma mais poderosa que podemos adquirir na terra: a palavra de Deus.
Contudo,Quando fazemos uso da palavra de Deus ,temos que ter em mente que existem duas expressões diferentes no grego para “palavra de Deus”,ou seja: “logus” e “rhema” .

A palavra” logus”, indica a palavra de Deus escrita (a bíblia contem 39livros no v.t,e27 no n.t) .
Já ,quando se trata de uma revelação extraída da própria palavra de Deus(RHEMA),é como que se um determinado trecho da palavra,quase como se saltasse do papel,direto para nosso entendimento,ainda como se fosse um” feixe “ de luz iluminasse determinado versículo das escrituras aos nossos olhos.
Conta-se que na coréia do sul aonde está a maior igreja evangélica do mudo,em um dos vários cultos diários, um determinado irmão que estava desesperadamente a busca de uma direção de Deus para sua vida financeira,de repente e “atacado” por um versículo onde Jesus fala que “bom é o sal” (marcos;9:50). Daquele exato momento em diante,não conseguiu mais prestar atenção a uma só palavra do pregador,aja visto ter sido inundado por aquela divina expressão.
Resumindo um pouco a historia ,nosso irmão começou a comercializar sal,e dentro de algum tempo,se tornou um dos maiores comerciantes de sal de toda a Ásia .

Então,sendo assim diríamos que:

“nem só de LOGUS o homem viverá,mas de toda RHEMA,que vem da boca de Deus,”

(mateus;4:4)


Com essa expectativa,é que também compareço as reuniões de minha igreja ,pois já tenho aprendido que só lograrei êxito em Deus ,a partir do momento em que sua palavra escrita,pregada por intermédio dos ministérios (apostólicos,proféticos,evangelísticos,pastorais e ensino) trarão encaminhamento para meu destino em Deus.


QUARTA PARADA

LIBERAÇÃO


“ então o diabo o deixou,e chegaram o anjos e o serviam”
(mateus;4:11)

Chegamos então a um ponto de refrigério ,quando alcançamos o “diploma” de provação e aprovação vinda do Pai .
Demonstramos com nossas atitudes firmes e consistentes em Deus que há em nós um firme propósito de caminharmos com Ele ,da mesma maneira como os anjos estavam “torcendo” por uma vitória da parte de Jesus,eles também verdadeiramente torcem por nós.
Isso que poderíamos chamar de uma vitória limpa sem “jeitinhos” humanos ,mas sob total dependência de Deus Pai,é quando o diabo resolve bater em retirada.
Anjos em nossas vidas,podem ser tanto,uma ação de homens, como simplesmente uma revira volta espetacular de Deus naquela situação que até então pareceria de impossível solução aos nossos olhos. Para cada provação,haverá sempre uma saída em Deus,não importa qual seja a situação,sempre existirá para ela, uma solução.
Para nós o mais importante seria a solução,porem para o Pai sempre será o nosso comportamento.

“quem vencer herdará todas as coisas,e eu serei seu Deus,e ele será meu filho”.
(apocalipse;21:7)


QUINTA PARADA


TRANFORMAÇÃO


“ E não vos conformeis com este mundo,mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento ,para que experimenteis qual seja a boa,agradável e perfeita vontade de Deus”
(romanos;12:2)



Nesta etapa ,já estamos mais “fora da forma” que o sistema deste mundo(no grego,kosmos ,ou seja: modo de agir e pensar,conforme o príncipe deste século)
Aqui , já não só conhecemos a cruz, como também a cruz já nos conhece e reconhece,lá também já esta a nossa “vida” crucificada, a natureza divina de Jesus tem muito mais controle sobre a nossa.
Todos os nossos maiores questionamentos foram esclarecidos pelo Espírito e pela palavra de Cristo.
De fato, estamos preparados para ouvir e concordar com os planos e propósitos mais íntimos do coração do Pai. Quando finalmente dizemos :

pai nosso que estás nos céus......seja feita a tua vontade,assim na terra ,exatamente como planejou nos céus da tua habitação.


SEXTA PARADA

PERFEIÇÃO

“Não que já tenha alcançado,ou que seja perfeito,mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui alcançado por Cristo Jesus.Irmãos,não julgo que o haja alcançado.Mas uma coisa faço,e é que
Esquecendo-me das coisas que para trás ficam,e”avançando” para as que estão diante de mim,prossigo para o alvo,pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.Todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento.E,se pensais de outra maneira,também Deus vo-la revelará.” (filipenses;3:12,15)

Perfeição é um verbo que se conjuga no” presente contínuo”,pois se trata de uma tarefa árdua,de “esquecer-avançar”, em prol do “prêmio”.
Posso dizer que se trata de um “estilo de vida em Cristo Jesus,um estado físico de “emulação” e não “simulação” de sua vontade em nós.

Finalizo este artigo rogando ao Pai por mim e por todos,que de alguma maneira se encontram nesta “jornada”,para que não se desanime, Deus tem um plano específico para cada um de nós, não importando cor,raça,condição sócio-econômica ,idade cronológica nem muito menos idade”espiritual”,tão somente que venhamos a nos submeter aos seus santos processos, e ainda que a dor dure uma noite,pela manhã, a resposta virá.

“MAS OS QUE ESPERAM NO SENHOR RENOVARÃO AS SUAS FORÇAS.SUBIRÃO COMOASAS COMO ÁGUIAS;CORRERÃO E NÃO SE CANSARÃO,CAMINHARÃO E NÃO SE FATIGARÃO.”
(ISAIAS;40:31)


BOA VIAGEM !

Nenhum comentário: