quinta-feira, 12 de junho de 2008

“...NEM EU TAMBÉM TE CONDENO”



Esta semana, fui tremendamente impactado por um ensinamento que recebi durante uma reunião estratégica com relação ao meu livro “NÃO TENDES MUITOS PAIS”,
Pastor Marcos A. Camargo ,da igreja “DEUS PRIMEIRO”,com larga experiência na obra de Deus aqui, e nos Estados Unidos onde foi co-pastor da “FAITH TEMPLE” em Memfhis, e da igreja “Bethel ‘ em Norwalk..
Espero que meus “acionistas”e “intercessores” apreciem :

===X==


“Ora vedes, irmãos, a vossa chamada, que não são muitos os sábios segundo a carne,nem muitos poderosos ,nem muitos os nobres que são chamados.Mas Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.Deus escolheu as coisas vis deste mundo,e as desprezíveis,e as que não são,para aniquilar as que são.” (I Cor 1: 26,27,28).


“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo. o qual para nós foi feito por Deus sabedoria,e justiça,e santificação,e redenção.” ( I Cor 1:30)


Todo menino judeu a partir dos seus sete anos de idade,começa a ser preparado por seus rabinos(autoridade espiritual judaica )no conhecimento da “TORAH”(cinco primeiros livros do velho testamento).
Então esse mesmo garoto começa a ter que decorar todos esses cinco livros,dia e noite em extenuantes esforços para conhecer e decorar cada passagem,até que estejam “vivos” em sua mente.Cabe ressaltar ,que a “TORAH”, são como pergaminhos enrolados em dois tarugos cilíndricos de madeira,que geralmente não são muito leves de se carregar.
O sonho de todo garoto é ser “reconhecido” por seu rabino como um “verdadeiro Israelita “ em quem não há “falhas”.Nesta suposta aprovação reside toda a esperança de um futuro garantido e honrado entre a sociedade judaica,bem como as “meninas”,que o verão como um “homem” inteligente e capaz de sustentar uma esposa e sua “prole”.
Um judeu que recebe a função “rabínica” e equivalente a um “OBREIRO-APROVADO” .
No Brasil a primeira “reza” começa às 6:45Hs, onde quem comparece,tem mais “chance” de ser “aprovado”,lá no final do treinamento.Conferencias constantes ocupam quase todo o tempo,inclusive,aquele “FOLGA” que nós chamamos de “TEMPINHO PRA FAMÍLIA”.









Uma verdadeira competição de conhecimento, fidelidade é travada entre os “meninos”,afinal de contas,se trata de ser “rabino”(mestre dos outros).
Anos e anos afio neste compasso até chegar por volta dos doze anos quando então, partirão para segunda e derradeira parte do treinamento onde “APROVAÇÃO ou REJEIÇÃO “ocorrerá.
Já agora um pouco mais “crescidinhos” vem o “TALMUD” que vem a ser os34 livros do nosso “velho testamento”.
Também será “averiguada” sua condição moral, a sua submissão aos pais extensivos aos avós.
Suas notas no “boletim” escolar não haverá “faltas” nem notas “vermelhas”,qualquer “deslize” será fortemente levado em consideração a comparar com os outros “candidatos”.
Desde os primórdios foi assim, no tempo de Jesus também seria desta maneira :


“Tendo ele doze anos,subiram a Jerusalém ,segundo o costume do dia da festa” (Lc:2 42).

“Passados três dias, acharam-no no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os” (Lc 2:46)

*Todos indo para a “festa”,porem Jesus estava com os doutores lá na sinagoga.

===X===

Como seria de se esperar, a maior parte seria “reprovado” ou “não escolhido” o que tornaria mais “branda” a frustração da garotada,após todos esses anos de treinamento.
Neste casos , os pais são informados a respeito da desqualificação de seu filho cabendo agora ao pai dar um “lugar” em seus “negócios” para que o filho de continuidade a tradição financeira herdada.Se o pai fosse “carpinteiro” o filho continuaria com a carpintaria do pai e assim subsequentemente.
Você consegue mensurar qual a dor daqueles meninos rejeitados.?
Quantos sonhos despedaçados, imaginem aqueles que vislumbrariam talvez a oportunidade de “fugir” da “padaria” do pai ,por que detestava fazer pão?
Se por acaso o rabino “não fosse com a cara de seu pai” também seria “razão” para desqualificar lo.Verdadeiros judeus vocacionados foram “rejeitados “por motivos dos mais “irrelevantes “.

===X===

“Andando Jesus junto ao mar da Galiléia,viu dois irmãos,Simão,chamado Pedro,e André,os quais lançavam as redes ao mar,pois eram pescadores.Disse-lhes Jesus:VINDE após mim,e eu vos farei PESCADORES DE HOMENS.”(Mt 4:18,19)

“IMEDIATAMENTE eles deixaram as redes,e o seguiram”(Mt 4:20)









“Indo um pouco mais longe,viu outros dois irmãos,Tiago,filho de Zebedeu,e João seu irmão.ESTAVAM NUM BARCO EM COMPANHIA DE SEU PAI ZEBEDEU,consertando as redes,JESUS OS CHAMOU, e eles, DEIXANDO O BARCO e SEU PAI, imediatamente o seguiram. ( Mt 21,22).



“AINDA QUE EU TAMBÉM PODERIA CONFIAR NA CARNE
SE ALGUM OUTRO PENSA QUE PODE CONFIAR NA CARNE
EU AINDA MAIS:CIRCUNCIDADO AO OITAVO DIA,DA LINHAGEM
DE ISRAEL,DA TRIBO DE BENJAMIM,HEBREU DE HEBREUS;SEGUNDO A
LEI ,FARISEU;SEGUNDO O ZELO,PERSEGUIDOR DA IGREJA ;SEGUNDO A
JUSTIÇA QUE HÁ NA LEI,IRREPREENSÍVEL.MAS O QUE PARA MIM ERA
LUCRO,CONSIDEREI-O COMO PERDA POR CAUSA DE CRISTO.
E, NA VERDADE ,TENHO TAMBÉM POR PERDA TODAS AS COISAS
PELA EXCELÊNCIA DO CONHECIMENTO DE CRISTO JESUS,MEU SENHOR
POR QUEM SOFRI A PERDA DE TODAS AS COISAS,E AS CONSIDERO
COMO REFUGO,PARA QUE POSSA GANHAR A CRISTO” (Fl 3:4-8)




“... RABI,SABEMOS QUE ÉS MESTRE,VINDO DA PARTE DE DEUS...” (João 3:2)


Na verdade todos esses homens foram “desqualificados” por seus “rabinos”
Mas não por nosso eterno “RABINO” que é “JESUS”.




JESUS, MUI TOBRIGADO PELA “SEGUNDA CHAMADA”



fim

Nenhum comentário: