quinta-feira, 24 de abril de 2008

PASSANDO POR JERICÓ - Parte I

PASSANDO POR JERICÓ



Próximo à margem do rio Jordão encontramos a bela cidade de Jericó, Cercada por uma exuberante muralha tão larga aponto de carruagens trafegarem em seu cume.
No seu interior, havia altas palmeiras cedendo amplas áreas de sombra à seus habitantes, também desfrutavam de árvores aromáticas e um próspero cultivo de rosas de suave bouquet.
Traduzindo o nome “Jericó” temos como resultado: ”AROMA SUAVE”.
Tudo regado a mais pura água de uma virtuosa nascente de águas cristalinas dentro desta fortaleza.
Com esta conjugação de atributos, Jericó era das mais favoráveis cidades para se morar.
Segurança e qualidade de vida, numa região desértica, um oásis por assim dizer.
Todos estes privilégios servem como “pano de fundo”, para um dos momentos mais marcantes no ministério de Jesus quando se encontra com o Cego Bartimeu.


“Depois foram para Jericó. Saindo ele de Jericó com seus discípulos e grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu,estava assentado à beira do caminho,mendigando.Ouvindo que era Jesus de Nazaré,começou a Clamar:Jesus ,Filho de Davi tem misericórdia de mim!
Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais: Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim!
Jesus parou,e dissee:Chamai-o.Chamaram o cego,dizendo-lhe:tem bom ânimo! Levanta-te ! Ele te chama.Lançando de si a capa,levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus:Que queres que te faças?O cego respondeu: Rabi, eu quero ver.
Disse-lhe Jesus:Vai ,a tua fé te salvou.Imediatamente ele Tornou a ver,e seguia a Jesus pelo a caminho. (Mc 10:46.52).

Jericó serviu de palco para um dos maiores milagres de Jesus, durante sua estada na terra.

“Bartimeu”:

Quando traduzimos do Hebraico este nome temos: ”Filho de Timeu”.

“Timeu”:Hebraico, “Muito Respeitado”.
Fazendo a conjugação dos nomes então teremos: “Bartimeu – Filho de um Homem muito respeitado”.

Dentro desta perspectiva, prossigamos no universo da revelação de Jesus saindo de Jericó e se deparando com Bartimeu, assentado à beira do caminho.

O que faz o filho de um homem tão respeitado, pedir esmolas fora da cidade?
Porque não estava com sua família já que era deficiente?
Entre pensamentos e conjecturas, chego a conclusão que para Bartimeu só restaria a profissão da “CAPA”.
Pode parecer entranho a principio porem ser “cego” naquela época era uma “garantia” de ser sustentado pela mentalidade religiosa vigente.
Deixe me explicar melhor: No judaísmo existe a expressão “TSE-DA-KAR” que traduzida fica “Dar aos afligidos”. Entre os judeus usa se a expressão; ”GRANDE É A TSE DA KAR, QUE NOS APROXIMA DA SALVAÇÃO”.
Baseado nessa crença, o judeu estará sempre “ofertando aos pobres” para que deste modo seja “salvo”.
A “capa” funciona como uma propaganda de sua situação na sociedade, Todos que o viam traziam ofertas, assim sendo suas necessidades eram supridas pelo povo.
À beira do caminho passa a ser um lugar estrategicamente perfeito par uma mendicância rentável,
Algo como “pedágio”, isto não te parece familiar?

No versículo quarenta e oito onde lemos a palavra “misericórdia” no judaísmo também pode ser:
“- Ei, você, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!, também lhe deve ser familiar,não?
Jesus no versículo quarenta e nove, começa a quebrar esta estrutura chamando o “cego”.
No natural, nós é que vamos à direção do “ceguinho”, mas Jesus faz ao contrário.
A partir do versículo cinqüenta, verdadeiramente começa o processo de “restauração” das vistas do irmão Bartimeu, de fato três passos para a cura são dados:

Primeiro passo: Lança a capa de sobre si:
Quando Bartimeu tira a capa, ele renega aquela condição tão deprimente em sua vida, verdadeiramente irá para o tudo ou nada com Jesus.
Uma grande multidão segui Jesus, porem somente Bartimeu começa a se “mover” na direção do Salvador.
Será que por ali não teria alguém interessado em uma ”capinha” de cego?
Talvez alguém pensasse assim:”to cansado de seguir, vou me virar com essa capa mesmo”.
As vezes para prosseguir ,temos que desistir,para lançarmos mão das promessas termos que abrir mão de nossas “capas”. O risco sempre será todo nosso e de Jesus.

Segundo passo: Levantou de um salto:

Fé sempre nos levará par algum movimento, sem movimento não há fé, mas sim, “filosofança-Cristã”. Você conhece esta expressão?

Terceiro passo: Foi ter com Jesus:

Naturalmente falando, pior do que caminhar, é “caminhar no escuro” não só por ser cego,mas por estar “cego” com relação ao destino de sua vida.
Já não podia contar com a “capa”. É como andar sem lenço e sem documento e sem bengala.
Note que sem capa ninguém já o reconhece, já não é mais o “ceguinho Bartimeu” filho do tão ilustre membro da comunidade “Jericóense”.
E se não der certo, o que fazer? Caminho sem volta. Creio que um “vácuo” se forma em sua mente, meu Deus o que estou fazendo?
Afinal de contas, ”crer” é uma coisa, mas, “confiar” é um assunto completamente diferente.
No versículo cinqüenta e dois Jesus dá o “golpe final” naquela angustiante caminhada, quando Ele pergunta:

“O QUE QUERES QUE TE FAÇA?”


A principio parece um tanto quanto “óbvia” esta pergunta, porem quando analisamos dentro do contexto, identificamos a causa.
Voltando um pouquinho, lá no verso quarenta e seis, percebemos que “grande multidão” seguia Jesus. Continuando, grande multidão também poderia ser sinal de “grandes lucros” bastando para isso, fazer um “showzinho” para emocionar os presentes.
Não se esqueça do “TSE DA KAR”, ele a qualquer momento deste encontro, poderia ter voltado atrás em sua decisão.
Isso não é tão difícil quanto parece, olhe para você mesmo: Por acaso você, já não fez algum “voto” solene à Jesus ,e por algum motivo “se arrependeu” ?
Eu sim, e não foram poucos.
Voltando ao assunto: Bartimeu confirma sua decisão de mudar de vida,ou melhor não é mudar mas restaura la,, sabe porque ?

Quando lemos o versículo cinqüenta e dois, mais minuciosamente, percebemos que está escrito:
“TORNOU A VER”.
Quem torna a ver, senão aquele que já “enxergou”, no passado?
Não sabemos o que causou, mas sabemos que esta enfermidade, jogou este rapaz para a “beira do caminho” de seu futuro, seu destino e sua herança.

Não só a visão é restaurada, sua dignidade é trazida de volta, dupla honra em lugar de vergonha.
Por alguns momentos em nossas vidas devemos parar, e pensarmos, como seria maravilhoso se depois de um período de cegueira, de repente nossos olhos espirituais fossem abertos por Jesus para que o próprio Jesus tivesse as Primícias do nosso olhar?

Irmãos, esta tem sido minha oração, não quero viver uma vida só de “aroma-suave” com Deus. Eu quero “voltar” a ver, tocar, sentir o prazer de viver uma vida restaurada para o propósito de Jesus.


“Olhai para ele,e sede iluminados;os vossos rostos não ficarão confundidos.Clamou este pobre,e o Senhor o ouviu;Salvou-o de todas as suas angustias.” (Sl 34:5,6)

Nenhum comentário: