domingo, 10 de julho de 2011

UM SONHADOR QUE COLECIONAVA DERROTAS (PARTE 4)

UM ESCULTOR DE IDÉIAS,UM ARTISTA DA VIDA


A.L. tornou-se o “Senhor Fracasso”.Grande parte das pessoas acreditava que o “Senhor Fracasso” não aparecia mais em público,muito menos na roda de políticos e partidários.
De repente ,entrou na sede do partido um homem de cabelos grisalhos,de pele seca e desidratada e com as marcas do tempo impressas no rosto.As pessoas avistaram-no mas não acreditavam no que viram,mas era ele mesmo.”
Sua presença causou espanto e reflexões.”Ali não era lugar para perdedores,mas para os vencedores “,pensavam alguns.Outros imaginavam que A.L. estivesse lá para assinar uma carta pública anunciando que abandonaria para sempre seus sonhos.outros ainda conjecturavam que ele estava ali para suplicar um emprego público.
Para surpresa de todos,o derrotado arrancou calafrios dos colegas ao manifestar o desejo de candidatar-se novamente para o senado.”Candidatar-se para o senado!’ ‘Uma atitude absurda!” “Acorde!” “Olhe para seu passado e mude de direção!”

----------------------


Há uma grande diferença entre o individualismo e a individualidade.O individualismo é uma característica doentia da personalidade ,ancorada na incapacidade de aprender com os outros, na carência de solidariedade ,no desejo de atender em primeiro,segundo,terceiro lugar aos próprios interesses.Em último lugar ficam as necessidades dos outros.
A individualidade ,por sua vez,é ancorada na segurança,na determinação,na capacidade de escolha.E ,portanto,uma característica muito saudável da personalidade.Infelizmente ,desenvolvemos freqüentemente o individualismo,e não a individualidade.

-------------------------

A.L desenvolveu uma individualidade madura.Ele queria dirigir seu barco,mesmo diante das turbulências .Não era radical.Não era agressivo .Não era egocêntrico .Era apenas um sonhador.Queria simplesmente ser fiel àquilo em que acreditava.
Algnus têm sucesso,mas não são fiéis à sua consciência.Conseguem altas somas de dinheiro de maneira escusa.brilham diante dos holofotes,mas por dentro são opacos.Quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo.
Apesar do oéssimo currículo das suas derrotas ,nosso sonhador fez uma campanha primorosa para o senado.Estava determinado a vencer.Nas ruas, as pessoas gritavam “derrotado”;nas praças ,”perdedor”.Mas ele olhava para dentro de si e procurava forças no mumdo intangível dos seus sonhos.
Para A.L. cada disputa era um momento mágico .Estar na disputa era mais importante do que o pódio.Os que valorizavam o pódio mais que a disputa não são dignos de subir nele.
Ele acreditava que a vida era uma eterna conquista que possui ganhos e perdas .Nos sucessos tomamos o cálice da alegria,nas ruínas bebemos o cálice das experiências .
Desta vez esperava tomar o cálice da alegria.
Finalmente chegou o dia da votação,aguardou com expectativa incomum o resultado das urnas .Desta vez tinha de ser diferente.

FOI NOVAMENTE DERROTADO.

Não tinha o que falar.As làgrimas deixaram o anonimato e escorreram pelas vielas do seu rosto.Escondia a face,mas chorou muito.Era um ser humano apaixonado pela sua sociedade ,mas não tinha uma oportunidade de ajulda-la.
As janelas killers deveriam estar assassinando sua capacidade de pensar,dilacerando sua coragem ,dissipando seu ânimo e produzindo uma reação íntima que atestava que ele era o mais infeliz dos homens.
Parecia que desta vez A.L. se entregaria,chegara ao limite.Faria qualquer coisa ,menos se candidatar a qualquer cargo- nem para o clube dos fracassados.Seria controlado pelo fantasma do medo e pelo monstro da derrota.
Só o silêncio poderia conter sua indecifrável frustração.







O ORVALHO ALMEJANDO SER CHUVA DE VERÃO
A GRANDE LIÇÃO


Algumas pessoas apostam que ele se exilaria numa zona rural ou em alguma ilha .
Outras ,menos cruéis ,acreditavam que ele poderia vir a ser,com muita dignidade ,dirigente de um asilo ou de uma lar de crianças .
Havia quem pensasse que ele deveria trabalhar numa repartição pública ,fazendo tarefas repetitivas e esperando o magro salário do final do mês sem reclamar e reivindicar melhores condições .Um dia se aposentaria e viveria calado a humilhante condição de não conseguir pagar suas contas com a baixa pensão recebida.
Embora a sociedade o considerasse um representante típico da espécie dos fracassados ,do ponto de vista psicológico nosso sonhador foi um grande vencedor,ainda que não tivesse vencido nenhum pleito eleitoral .Foi vencedor do preconceito ,da discriminação ,do deboche social ,das suas inseguranças .As pessoas superficiais vêem os resultados positivos como parâmetros de sucesso ,enquanto que a psicologia avalia o sucesso usando como critérios a motivação,a criatividade e a resistência intelectual.Diferente da maioria das pessoas ,ele lutou pelos sonhos até a última gota de energia.A.L. foi vitorioso.
Schopenhauer afirmava que jamais deveríamos fundamentar nossa felicidade pela cabeça de outros (Durant,1996). A.L. seguiu esse principio ,pois se gravitasse em torno da opinião dos que cercavam estaria condenado ao ostracismo,ao completo isolamento social.
Os piadistas o usavam como personagem principal das suas ironias .
Diante do tumulto social,ele entrou no único lugar protegido do mundo:dentro de seu próprio ser.Lá ele se calou e fez a oração dos sábios :Você conhece a força dessa oração¿
Nos momentos mais tensos da sua vida,em vez de reagir, procure a voz do silêncio.Psiquiatras ,psicólogos ,intelectuais ,generais ,enfim,qualquer ser humano que não ouve essa voz obstui sua inteligência ,tem atitudes absurdas,fere quem mais merece seu carinho.
Devemos gravar isso:nos primeiros trinta segundos de tensão cometemos ao maiores erros de nossas vidas.Nos focos de tensão bloqueamos a memória e reagimos sem pensar,por instinto .Neste caso,o homo bios (animal) prevalece sobre o homo sapiens (pensante).
Ninguém imaginava que A.L. novamente apareceria em cena.A última derrota parecia ter sepultado seus sonhos .Entretanto,quando todos pensamos que ele tivesse sid o derrotado por suas decepções e se acomodado na posição de um astro sem luz própria,ele surgiu novamente no meio político.Os presente ficaram paralisados .”Não é possível !”,O que ele está fazendo aqui¿,indagavam.
Rapidamente alguns pensaram que ele estivesse lá para trabalhar na campanha de um outro candidadto.Talvez tivesse escrito um manual de campanha para que os demais candidatos fizessem tudo ao contrário do que ele fizera.A platéia ficou muda.
Então,fitando os olhos em seus velhos parceiros ,ele teve a audácia de dizer:”Quero me candidadtar a presidente! todos ficaram perplexos.
Para dostoievski,”dar o primeiro passo,proferir uma nova palavra é o que as pessoas mais temem”.A.L. deu mais um grande passo,tomou mais uma nova atitude,e,,ao vencer seus temores ,deixou os outros temerosos.A reação de A.L. fez com que o medo da derrota


Se dissipasse da sua psique e passasse a ser um problema dos outros.
Quando usamos as palavras para compreender as raízes do medo e enfrentar seus tentáculos ,o medo é reeditado ,pois novas experiências são acrescentadas nas janelas da memória onde ele se encontra.O medo se torna nutriente da coragem.
“O que¿ Isto é insano!”,pensavam.E continuavam:”\Pode a árvore mutilada desejar os mais exelentes frutos¿Pode um acidentado e politraumatizado correr em condições de igualdade e ambicionar o pódio nas olimpíadas¿Podem as diminutas gotas de orvalho almejar aforça das chuvas de verão¿
Candidatar-se à presidência do seu pais parecia loucura,e não sonho.Mas quando nos deixamos conduzir pelos sonhos ,podemos reescrever nossa historia e construir janelas inconscientes que arejam nossa emoção.Aalma de A.L. era controlada por seus sonhos.As montanhas se tornam pedras diminutas ,eos valores ,pequenas depressões.Sonhou em governar seu pais ,alcançar a igualdade rentre homens ,fazer justiça social.
Estava desacreditado.Muitos meneavam a cabeça e sorriam descrentes,Mas A.L. se levantou do caos.Estava decidido,queria mais uma chance.Parecia incansável.Sua persistência deixava os resistentes confusos,e com seus sonhos ele contagiava seus parceiros. Seus desejo de se candidatar foi materializado.Visitou pessoas ,deu palestras ,fez reuniões de trabalho,falou ao coração psíquico das pessoas .O pleito era dificílimo.As dificuldades ,dantescas .Ele limpava o suor do rosto e continuava correndo atrás do seu projeto de vida.Parecia que delirava em terra seca .Ninguém via raios de sol ,mas ele vislumbrava a fulgurante aurora por detrás das montanhas.
Terminada a eleição,começou a apuração A.L. estava muito ansioso.Quando nãso se consegue administrar a ansiedade que asfixia a emoção,ela canalizada para o córtex cerebral,gerando sintomas psicossomáticos .Seu coração estava acelerado ;seus pulmões ,ofegantes. A pressão sangüínea aumentou.Suava muito.Seu ´cérebro o preparava para fugir .Fugir do que ¿ Do monstro da derrota.Como fugir se ele estava registrado na colcha de retalhos da sua memória ¿
Ele sabia que não podia ouvir a voz do seu corpo comandado pelo cérebro.Tinha de ouvir a voz da sua inteligência ,custasse o que custasse,fosse a que preço fosse.Para muitosd ,ele estava prestes mais uma vez a acrescentar um fracasso ao seu extenso currículo .Finalmente chegou o resultado:

ELEITO O 16º PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
DO NORTE.

A.L. não apenas foi eleito como se tornou um dos políticos mais importantes da historia moderna.Seu nome ¿
ABRAHAM LINCOLN.Foi o presidente que emancipou os escravos do seu país ,foi um dos grandes poetas da democracia moderna e dos direitos humanos.
Abranham Lincoln foi um dos maiores sonhadores de todos os tempos.Teve todos os motivos para abandonar seus sonhos ,mas ,apesar de todas as crises e das incontáveis frustrações,jamais desistiu deles.



Precisamos sonhar o sonho de liberdade de Abraham Lincoln.Ele enfrentou o mundo por causa dos seus sonhos .Desenvolveu amplas áreas da inteligência multifocal- pensar antes de reagir,expor e não impor suas idéias ,colocar-se no lugar dos outros ,ter espirito empreendedor ,ser um construtor de oportunidades,ter ousadia para reeditar seus conflitos .Por tudo isso,ele tornou autor da sua própria historia

FIM.

EXTRAIDO DO LIVRO “NUNCA DESISTA DE LUTAR’


AUTOR: AUGUSTO CURY
Editora :Sextante

Nenhum comentário: