domingo, 10 de julho de 2011

UM SONHADOR QUE COLECIONAVA DERROTAS (PARTE3)

ERGUEU-SE DAS CINZAS


Aos poucos voltou o encanto pela existência.Desejou ser útil à sua sociedade,porque não via outro sentido para a vida.Sob a chama desse ímpeto,candidatou-se a deputado federal.
Preparou-se para uma grande vitória.Sorriu,andou,discutiu mais os problemas sociais.Então veio o resultado.
FOI DERROTADO.
Sua alma ficou apertada.Sentia-se sufocado.Olhava para os lados,achando que as pessoas comentavam seu fracasso.A sociedade é rápida para bajular os que estão no pódio e lenta para apoiar os derrotados.
Cuidado!se você depender muito dos outros para executar seus sonhos,corre o risco de ser um frustrado na vida.Os jovens precisam de alertas. Eles são exigentes para consumir,mas não sabem construir seu futuro, são frágeis e dependentes.
Alguns achavam que o sonho de A.L. era um mero entusiasmo.Mas ele se reergueu.Seus sonhos eram sólidos demais para fazê-lo submerso nos escombros dos seus fracassos.. Alguns anos mais tarde o sonho de ser um grande político renasceu.Candidatou-se novamente.
Fez uma campanha com segurança e ousadia .Gastou saliva e sola dos sapatos como ninguém:”Desta vez serei um vencedor.”Estava animadíssimo .Após uma extenuante campanha,veio o resultado.
PERDEU DE NOVO.
Foi um desastre emocional.Ao vê-lo passar,as pessoas meneavam a cabeça.Os mais
Próximos diziam:”pare de sofrer!faça outra coisa!” Muitos jamais entrariam numa outra disputa.Mas quem controla o sonho de um idealista¿ Eles são os mais teimosos do mundo.
Uma dose de teimosia é fundamental para ser realizado na vida.Todos os sonhadores foram persistentes,amaram a disputa.
Nos países desenvolvidos, como E.U.A, Japão,Inglaterra,Alemanha , há uma crise na formação de pensadores e líderes idealistas.Por que¿Porque os jovens não tem grandes desafios para enfrentar,não tem obstáculos para superar,crises para vencer.Por terem poucos desafios ,sonham menos e têm menos compromisso social.

Se eliminarmos o contato de uma pessoa com todos os tipos de vírus,um dia,quando ela se expuser ao mais banal deles,poderia não sobreviver.Não é isso que temos feito com nossos jovens¿ A.L. teve de enfrentar a humilhação das derrotas,os deboches dos amigos, o sentimento de incapacidade,tudo isso feriu sua psique,mas educou a emoção para suportar crises e perdas.Adquiriu anticorpos intelectuais. Um bom profissional se prepara para o sucesso,um excelente se prepara para o fracasso.
Em seu livro O príncipe,Maquiavel comentou que as atitudes revelam oportunidades que a passividade teria deixado escondidas.A história nos ensina que as pessoas passivas sucumbem às suas desculpas e submetem-se aos temores.
Os sonhos são o melhor remédio para curar frustrações. Se sólidos,eles podem ter mais


Eficácia do que anos de psicoterapia.Eles reeditam o filme do inconsciente e ampliam os horizontes do desanimado,fazendo renascer a motivação para recomeçar tudo de novo.
Nosso sonhador emergiu do caos.Ninguem acreditava,mas A.L. decidiu enfrentar mais uma campanha para o congresso.Nunca se viu tanta garra.As injustiças sociais e discordância das desigualdades humanas geravam nele uma fonte inexplicável de energia para correr riscos .Agora havia mais fé e mais experiência .Corrigiu os erros de outras campanhas e tornou-se mais sociável .Finalmente veio o resultado.
PERDEU MAIS UMA VEZ.
Nos dias que se seguiram,A.L. afundou no pântano do seu pessimismo.Sentia-se arrasado,dilacerdo,impotente.Perguntava-se inúmeras vezes:”Onde eu falhei¿” Porque as pessoas não confiam em mim¿Não se concentrava no mundo concreto. Havia momentos em que queria fugir do mundo.Entretanto,quem pode fugir de si mesmo¿
Quando as pessoas o viam,elas comentavam à meia voz umas com outras:”Lá vai oSenhor Fracasso.”Havia amargo diversas derrotas eleitorais,falências e perdas.Sua coleção de fracassos era mais do que suficiente para fazê-lo vítima do medo.Por muito menos,pessoas ilustres escondem a cabeça debaixo do travesseiro.
Ele deveria também se colocar como vítima do que os outros pensavam e falavam a seu respeito.Se muitos perdem noites de sono por um olhar atravessado,uma injustiça,uma censura,imagine como estava o território da emoção desse sonhador.
A sociedade é ótima para exaltar os que tem sucesso e rápida para zombar dos fracassados.Quem almeja ter uma personalidade saudável não deve esquecer essa lei:NÃO ESPERE MUITO DOS OUTROS.
Todos entenderiam se ele desistisse das suas metas. Era o mais recomendável. Vencer parecia um fenômeno inalcançável. Entretanto, quando todos esperavam que ele não se erguesse mais, A.L. se levantou das cinzas. Não era propenso a aceitar idéias sem passá-las pelo filtro da sua crítica.
Mostrou, assim, uma coragem poética, embriagada de sensibilidade. Para muitos sua coragem era ilógica, para ele era o combustível que mantinha acesa a chama dos seus sonhos.
Ele apareceu na roda dos políticos e, para espanto da platéia, teve a coragem de se candidatar para o senado. As derrotas, ao invés de destruir sua auto-estima, realçavam seu projeto.
A campanha foi diferente. Sua voz estava vibrante. Deixou de ser refém de algo que facilmente nos aprisiona: nosso passado. Acreditou que romperia a corrente de fracassos e que o sucesso beijaria os solos da sua história.
Mas não queria o sucesso pelo sucesso. Não era um político dominado pela coroa da vaidade. Os que amam a vaidade são indignos da vitória. Os que mam o poder são indignos dele. Ter sucesso para estar acima dos outros é mais insano do que as alucinações de um psicótico.
A.L. tinha ambição legítima. Ele queria o sucesso para ajudar o ser humano. Queria fazer justiça para os que viviam no vale das misérias físicas e emocionais. Sonhava com o dia em que todos fossem tratados com dignidade na sua sociedade.
Após extenuante campanha, em que expôs inflamado suas idéias, aguardou impacientemente o resultado. Não podia perder dessa vez. Se isso acontecesse, até seus adversários teriam compaixão dele. Então veio o resultado.
PERDEU OUTRA VEZ.
Ao chegar em casa, sentou-se numa cadeira, não sentindo o próprio corpo. Era difícil acreditar em mais esse vexame público. Sua memória se tornou árida como um deserto. Faltavam flores no palco da sua mente e sobravam pensamentos pessimistas. Qualquer psiquiatra e psicólogo clínico, por menos experiência que tivesse, entenderia seu medo do futuro. O amanhã tornou-se pesadelo.





UMA CORAGEM INCOMUM


Muitos jovens, quando vão mal numa prova, entram em crise. Outros, quando são traídos pelas namoradas ou namorados, choram como crianças. Alguns adultos, quando não cumprem suas metas no trabalho, ficam insones. Outro, quando são abandonados pelo parceiro ou parceira, se acham os últimos dos seres humanos. As perdas deveriam nutrir o “eu” para fazê-lo mais forte e não submisso, mas freqüentemente não é isso o que acontece.
O caso de A.l. era mais grave.Não dava para exigir grandes atitudes de um colecionador de perdas .As opiniões se dividiam com relação a el.Algumas pessoas superticiosas acriditavam qie ele estava programado par ser derrotado.Outras,fatalistas, acreditavam que seus fracassos eram decorrentes de seu destino previamente traçado.Para elas, uns nasceram para o sucesso,outros para o fracasso.
Entre as superticiosas e as fatalistas havia unanimidade:Todas concordavam que ele deveria se conformar como seu fracasso, mudar de cidade,de país, de emprego.O conformismo,em psicologia,chama-se psicoadaptação.
O fenômeno da psicoadaptação é a incapacidade da emoção humana de reagir na mesma intensidade frente à exposição do mesmo estímulo.Quando nos expomos repetidamente a estímulos que nos excitam negativa ou positivamente,com o tempo perdemos a intensidade da reação emocional.Enfim, nos psicoadaptamos a eles.
Nós nos psicoadaptamos ao celular,ao carro,ao tipo de roupa,à decoração de nossa casa,aos conceitos,aos paradigmas sociais.Assim,perdemos o prazer e procuramos inconscientemente novos estímulos ,novos objetos,novas idéuias.Só conseguimos voltar a ter prazer se reciclamos nossa capacidade de observar e valorizamos detalhes não contemplados.No aspecto positivo,a psicoadaptação gera uma revolução criativa.Nos estimula a procurar o novo,amar o desconhecido.
Ela é um dos grandes fenômenos psicológicos inconscientes responsáveis pelas mudanças nos movimentos literários,na pintura,na arquitetura e até na ciência.
Todavia,quando a psicoadaptação é exagerada ,ela gera insatisfação crônica e consumismo.Nada agrada prolongadamente.As conquistas geram um prazer rápido e fugaz.
Aqui esta uma das maiores armadilhas da emoção.Por isso não é saudável que os pais dêem muitos presentes para os filhos .Eles se psicoadaptam ao excesso de brinquedos. O resultado é maléfico ! Consomem cada vez mais coisas,mas obtém cada vez menos prazer.






Outra grande armadilha da emoção é a psicoadaptação às violências sociais ,aos ataques terroristas ,à competição no trabalho ,ás brigas conjugais,aos fracassos profissionais ,a depressão,pânico,ansiedade.A conseqüência ¿ Perdemos a capacidade de reagir. Nesse caso, o homo sapiens se torna um espectador passivo de suas misérias.Este é um assunto para vários livros.Espero que o leitor perceba que nossa espécie está adoecendo coletivamente. Muitos psicólogos e cientistas sociais,por não compreenderem os problemas psíquicos e sociais deixam de excitar a emoção .Esse processo nos algema,destrói a capacidade de lutar pelo que amamos.Há pessoas que arrastam sua depressão idez e insegurança a vida toda por causa disso. Será que você não está se psicoadaptando à falta de diálogo na família ,à dificuldade de conquistar um aluno difícil ou um colega de trabalho complicado¿
mui
Muitos soldados alemães perderam a sensibilidade à medida que se submetiam` à propaganda nazista e observavam passivamente os judeus morrendo nos campos de concentração .As conseqüências da psicoadaptação são inúmeras e extremamente complexas .

--------

A.L. Tinha tudo para se psicoadaptar aos fracassos.Poderia se colocar como um supersticioso, achar que a verdadeira sorte não é gratuita,mas a que se constrói com labuta.Poderia ainda se posicionar como um fatalista ,culpar o destino e achar o destino e achar que estava programado para ser infeliz.Neste caso ,não teria força para sair do seu caos.Mas não se psicoadaptou ,não abdicou do seu direito de decidir seu destino,de fazer escolhas.Você tem tomado as decisões que julga necessárias ¿
Ele vivia o conteúdo de uma frase que todos os grandes pensadores vivenciaram :”Os perdedores vêem tempestades os vencedores vêem por trás das densas nuvens os raios de sol”. Ele estava ferido,mas não vencido.Estava abatido,mas não destruído,estava mutilado,mas almejava correr a maratona .Sua coragem era quase surreal,beirava o inacreditável ,mas trazia-lhe saúde psíquica.
Suas flagrantes derrotas,ao invés de se tornarem um pesadelo ,tornaram-se um romance pela vida.As suas crises de ansiedade tornaram-se como ondas que se debruçavam sobre a praia da sua história e produziam marcas de maturidade .Tornou-se um ser humano de raríssimo valor.Encontrou grandeza na sua pequenez.Você tem encontrado grandeza na sua pequenez¿Nosso sonhador não pintava quadros,mas desenhava pensamentos .Não esculpia madeira,mas esculpia idéias animadoras.Era um artista da vida.Alguns amigos recomendavam que ele se aquietasse,tivesse pena de si,não corresse mais riscos.”Tudo tem limites”,diziam.Em alguns momentos precisamos mostrar uma coragem extraordinária .
Quando lhe pediram silêncio ,de repente ele gritou mais alto.Sonhou em concorrer á vice-presidência do seu país.Vice –presidência¿ Um ultraje! Porem ,ele tinha algumas das cinco características dos grandes gênios:
1-Era persistente na busca de seus interesses;
2- Animava-se diante dos dsafios;
3-Tinha facilidade para propor idéias;


4-Tinha enorme capacidade de influenciar pessoas
5- Não dependia do retorno dos outros para seguir seu caminho.

Quem dera a educação moderna ensinasse menos matemática,física,química,,biologia,e mais a arte de pensar.Nossos alunos teriam algumas dessas nobilíssimas características da inteligência .O mundo seria menos engessado.
Através de seu magnetismo,A.L. entrou nessa nova campanha .Já que não estava na linha de frente,estaria mais protegido,faria uma campanha mais segura,menos tensa.Como vice-presidente estava mais preservado.Mas teria que propor seu nome na convenção.
No dia da votação sua ansiedade aumentou.Começaram a contar os votos da convenção.
Não demorou muito para sair o resultado.


RECEBEU UMA FLAGRANTE DERROTA


Foi preterido.Muitos pensaram que ele certamente contagiaria com seu derrotismo o candidato à presidência .A verdade crua a respeito daquele homem era que ele se tornara um dos maiores colecionadores de fracassos da história .Raramente alguém tentara tanto a raramente alguém perdera tanto.Os amigos se afastaram .As pessoas não esperevam mais nada dele.As janelas killers produziam o cárcere da emoção.Sua auto-estima estava quase zerada,seu encanto pela vida,combalido.O pessimismo o envolveu.Começou a crer que uns nasceram para a vitória e outros para o fracasso,uns para o palco e outros para platéia.
O que você faria depois de tantos fracassos¿ O que você faria se fosse abandonado pelas pessoas mais próximas¿Que atitude tomaria se fosse despedido do emprego em que colocou todo o seu futuro¿Que reações teria se atravessasse uma crise financeira tão grave que não tivesse dinheiro para pagar o aluguel da casa¿Qual seria sua postura se fosse criticado publicamente e as pessoas ao seu redor desacreditassem completamente de você¿
Muitos simplesmente desistiriam dos seus sonhos.


Nenhum comentário: