sexta-feira, 30 de maio de 2008

SABEDORIA DIVINA

CAPÍTULO 2




“Então dali buscarás o Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a sua alma” (Dt 4:28).


Tenho buscado em Deus,respostas para minha vida,e ele tem dado um novo sentido,e como diz o irmão Marcos de Souza Borges (coty):

“-QUANTO MAIOR A ENTREGA, MAIOR SERÁ A REVELAÇÃO”

Isso sim, tenho experimentado, e muito da parte d e Deus, e creio receber muito em breve uma maravilhosa colheita,como conseqüência .
Mas, desde já, quero compartilhar verdades que me estão sendo ensinadas por ministros poderosamente usados por Deus.

“Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde,assim como é prospera a tua alma” (III João 2) ( João Ferreira de Almeida E.R.A).

Vamos ao texto: ( Mc 10:17,30) “JOVEM RICO”
“Perguntou-lhe certo homem de posição: Bom mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna”?
Respondeu-lhe Jesus:Por que me chamas bom?Ninguém há bom ,senão um,que é Deus.Sabes os mandamentos:Não matarás,não adulterarás,não furtarás,não dirás falso testemunho,honra teu pai e tua mãe.Disse ele:todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.Quando Jesus ouviu isto,disse-lhe:ainda te falta uma coisa.Vende tudo o que tens,reparte-o com os pobres,e terás um tesouro no céu.Depois vem, e segue-me.
Mas, ouvindo ele isto,encheu-se de tristeza,porque era muito rico.Vendo Jesus que ele ficara muito triste,disse:Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Deveras,é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.Os que ouviram isto disseram:logo quem pode salvar-se? Mas respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.
Disse Pedro:Nós deixamos tudo e te seguimos.Disse-lhes ele:Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa,ou pais,ou irmãos,ou mulher,ou filhos,pelo reino de Deus,e não receba cem vezes tanto,JÁ NO PRESENTE,em casas,irmãos,mães,filhos e campos,COM PERSEGUIÇÕES,e no MUNDO POR VIR a vida eterna.”


Jesus diferenciou “REINO’ e “mundo por vir”.

Quando começou o “Reino” de Jesus ?

“Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus,CERTAMENTE é chegado a vós o reino de Deus.” (Mt 12:28).

“Mas, nos dias destes reis. o Deus do céu levantará UM REINO que não será jamais destruído.
Este REINO não passará a outro povo,mas esmiuçará e consumirá todos estes reinos,e será
ESTABELECIDO PARA SEMPRE. ”(Dn 2:44).

“Dizia-lhes ainda:em verdade vos afirmo que,dos que AQUI SE ENCONTRAM,alguns há que,de maneira nenhuma passarão pela morte até que VEJAM TER CHEGADO COM PODER O REINO DE DEUS. (Mc 9:1).

‘Interogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus,Jesus lhes respondeu:Não vem o reino de Deus com VISÍVEL APARÊNCIA.Nem dirão:Ei-lo aqui! Ou:lá está! Porque o REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO EM VÓS”. (LC 17:20).

Algo me diz que a festa já começou porem o garçom ainda não passou na minha mesa!

QUANDO OUVIMOS A EXPRESSÃO “REINO’ O QUE VEM A NOSSA MENTE?
Um castelo encantado? Um monte de nuvens branquinhas uma para cada um de nós?

Primordialmente havemos de ter um “REI” ,e junto com o rei havemos ter um conjunto de “NORMAS” que identifiquem esse reinado.
Uma coisa então será o “REI” e outra coisa será as “NORMAS”.
Nosso Rei Jesus começa a nos ensinar a suas “NORMAS”,para que através delas alcancemos os benefícios de seu reino;certo?

Então entendemos que Jesus nos salva por seu sangue lá na cruz,porem na observância(ENTENDIMENTO CORRETO) de suas normas,é que ele nos fará participantes de Seu reino.
Permita me usar um exemplo:
Quando compramos um perfume importado(francês ,por exemplo) em seu rótulo estará a procedência.
Embora ele esteja comigo no Brasil, porem sua procedência é francesa.
Não preciso ser “francês” nem estar na França para usar-lo.
Eu me beneficio do “aroma” de um perfume que foi “produzido” ou “criado” do outro lado do Atlântico, certo? (às vezes me sinto como o prof Tibúrcio do castelo ra tim bum!!). Desculpe!

Então quero usufruir das “NORMAS” ou em outras palavras: Maneira de Deus para minha vida. Que foram “importadas”lá do céu por Nosso amado irmão Jesus.

“Seja feita sua vontade, aqui na terra, como já foi planejada lá no céu”

ENTÃO, QUAIS SERÃO AS SUAS NORMAS?

Mateus 5:1-12
“Vendo Jesus as multidões,subiu ao monte,e como se assentasse,aproximaram-se os seus discípulos;e ele passou a ensina-los,dizendo:
“Bem aventurados os humildes(pobres) de espírito,porque deles é o reino dos céus”.

Humilde (pobres) de espírito: Vazio de si mesmo, não se mostra “sábio” aos seus próprios olhos.

“Antes,ele nos dá uma graça maior.Portanto,diz a escritura:Deus resiste aos soberbos
Mas dá graça aos humildes”.(Tg 4:6).

Em primeiro lugar, a palavra “espírito” nos fala do espírito humano (sua mentalidade, sua maneira de agir e reagir aos princípios da palavra de Deus.)

Se ao invés de “mandamentos” usássemos: “DICAS DO PAPAI” ?

Humilde é aquela pessoa que se deixa “tratar” pela palavra e o Espírito de Deus.

“O Senhor eleva os humildes, mas abate os ímpios até a terra” (Sl 147:6).
Humildade não tem a ver com limitação financeira ,ou social ,mas fala da capacidade de ouvir e obedecer,agir e reagir,não segundo os próprios conceitos,mas segundo Deus.

“Tendo dito isto, cuspiu na terra, fez lodo com saliva, aplicou-o aos olhos do cego, e disse: Vai lava-te no tanque de Siloé (que significa enviado). O cego foi, lavou-se e voltou vendo.” (João 9:6,7).

Seriamos “humildes o bastante? Naquela época não havia ainda a confirmação(glorificação pela cruz) de quem era Jesus.
==X==

“Bem aventurado os que choram, porque eles serão consolados”

O “Choro” aqui poderá também falar do ministério de intercessão. Quem chora, chora por alguém ou alguma coisa. Na bíblia a expressão “choro” associado ao “jejum”, nos revela um forte impacto intercessor: Trata se de uma reação humana a uma situação boa ou má, insensibilidade não move o coração de Deus.

“Respondeu ele:vivendo ainda a criança,jejuei e chorei,porque pensava:Quem sabe se o Senhor se compadecerá de mim,de modo que viva a criança?” (II Sm 12:22)

“Virão com choro; com súplicas os levarei. Guia-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é meu primogênito.”(Jr 31:9).

O próprio profeta Jeremias é chamado: o profeta “chorão”.

“serão consolados”
Consolo fala de resposta,não de “conformação”.

Bem aventurado os “intercessores” porque obterão respostas (estratégias, direções específicas para suas necessidades ou de outros, conforme seu coração estiver sendo direcionado por Deus ).

==X==

“Bem aventurado os mansos porque eles herdarão a terra.”

Jesus promete que: “HERDARÃO A TERRA”, não só os céus.



“MANSOS”

No original: tratável, moldável flexível.ensináveis.

“NOSSO SUCESSO É PROPORCIONAL A CAPACIDADE DE OUVIR E OBEDECER”

“Sabes os mandamentos:Não matarás,não adulterarás,não furtarás,não dirás falso testemunho,honra teu pai e tua mãe.Disse ele:todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.” (Mc 10:19.20).
A bíblia registra que se tratava de um jovem “rico”.Independente de qualquer outro aspecto,temos que admitir que ele “observou” os preceitos,isso fez dele um jovem rico.A bíblia não confirma nem desmente se foi riqueza herdada ou conquistada,mas para Jesus dar aquela ordem,teria esse jovem autoridade para abrir mão em “doações”.
Jesus responde:”Falta-te uma coisa”,o que ?

“SIGA-ME “
A ênfase não esta no fato deste jovem ter conseguido “riqueza” por compreender princípios Divinos.Mas sim ,a recusa de andar bem perto com o “criador” destes princípios.
Em outras palavras, ele prefere a “bíblia” do que o autor da mesma.

“ NUNCA DEVEMOS TROCAR A PRESENÇA,PELOS PRESENTES(DÁDIVAS)”

A presença de Jesus em nossas vidas, trás refrigério, pura satisfação, e quando aplicamos suas estratégias específicas em nossas vidas, então prosperamos.
Dentro da palavra escrita (logos) sempre haverá uma (rhema) para você.

“CUMPRIR MANDAMENTOS PROTEGE. OUVIR MANDAMENTOS PROSPERA”

Jesus amou tanto este jovem, que o convidou para um nível mais elevado, prometendo que já nesta vida ele poderia receber “Cem vezes mais”,ainda que passa-se por “perseguições”.
Neste exato momento Jesus tem chamado “jovem-ricos”(pessoas com muito tempo pela frente e que são generosos para as coisas de Deus).Você é jovem para Deus?
Disse Pedro:Nós deixamos tudo e te seguimos.Disse-lhes ele:Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa,ou pais,ou irmãos,ou mulher,ou filhos,pelo reino de Deus,e não receba cem vezes tanto,JÁ NO PRESENTE,em casas,irmãos,mães,filhos e campos,COM PERSEGUIÇÕES,e no MUNDO POR VIR a vida eterna.”
Deus quer fazer “negócios” com nosso tempo, e quando ele acha alguém, os milagres acontecem.
Quero destacar algumas das coisas que eventualmente poderá acontecer com você :

PARÁBOLA DO SEMEADOR:
“...outra enfim caiu em BOA TERRA,e deu fruto:A cem,a sessenta e a trinta por um,quem tem ouvidos (para ouvir) ouça.” (Mt 13:8,9).

TRINTA POR UM “VOCÊ PODERÁ TRABALHAR MAIS E GANHAR MAIS”

SESSENTA POR UM “VOCÊ PODERÁ TRABALHAR MENOS E GANHAR O MESMO”

CEM POR UM “VOCÊPODERÁ TRABALHAR MENOS E GANHAR MAIS”

“QUEM TIVER OUVIDOS PARA OUVIR,OUÇA”


Essa valorosa moeda chamada “tempo” é muito usada na palavra de Deus.Enumeros textos abordam este aspecto: Tempo para fazer,tempo para deixar de fazer,tempos de escravidão,tempos de liberdade,de vacas gordas e magras.Também chamado “estações”,primavera,verão..,semeadura e colheita.
Destes um em especial me chama a atenção,quando Deus avisa com antecedência sobre “sete anos” de vacas gordas e mais sete de vacas magras.Nesta primeira estação haveria uma grande abundância,seguida de uma tremenda fome.Deus usa o tempo como instrumento de julgamento e livramento.Por que ele quis enfatizar estes limites temporais? Com certeza para nos ensinar algum principio para entendermos alguns mecanismos que nos cercam.
Jesus desprendia muito tempo também na presença do Pai,como num processo de se “encher” e se “esvaziar” a favor dos homens.

“FICAR RICO”

“Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço,e em muitas concupiscências(impureza) loucas e nocivas,as quais submergem os homens na ruína e perdição.Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males ,e nessa cobiça alguns se desviaram da fé,e se transpassaram a si mesmos com muitas dores” (I Tm 6:9,10).


Nunca foi plano de Deus em que nós retivéssemos “riquezas”, mas sim fluíssemos nas riquezas.
Da mesma maneira em que utilizamos água que vem de nossas “caixas” que chegam até nós por intermédio de tubulações, assim deve ser o fluxo de dinheiro em nossas mãos.
Partindo da verdade que Jesus nos outorgou oficio sacerdotal aqui na terra, então todo dinheiro que vem para nossas mãos, os santificamos por intermédio dos “dízimos” e fazemos “negócios do reino” quando ofertamos neste ou naquele ministério conforme direção dada por Deus.

“Ora,aquele que dá a semente ao que semeia,e pão para o alimento,também multiplicará a vossa sementeira,e aumentará os frutos da vossa justiça (IICor 9:10).

Sempre pensei que minha semente, fosse só o dinheiro, porem acabo chegando a conclusão que a minha semente na verdade também é o “tempo”e a energia utilizada nele,o dinheiro é apenas uma “colheita”(salário)
Por favor, entenda que até o ímpio recebe salário, porem não oferta “tempo” para Deus. Jesus é o doador da vida e do tempo, quando passo a fazer parte do reino de Deus então Jesus se torna Senhor de meu tempo (semente: estudo bíblico, célula, culto em sua igreja local, louvor e adoração espontânea, trabalho secular, família, etc. ).Interessante que o mesmo que dá semente também dá o “pão”(necessidades cotidianas) ,com isso entendo que são dois aspectos que funcionam em conjunto.
Tomemos por exemplo uma empresa que necessita de um profissional para uma área(necessidade) específica.Determina- se o horário de trabalho e a necessidade a ser sanada por ele.
No final do período, seu trabalho é checado e verifica se o sucesso, então este profissional é “gratificado” por ter solucionado o problema no tempo determinado.
Então depois de algum tempo, este profissional é convidado à supervisão de outros, que farão o mesmo que ele,porem receberá um “aumento”(reconhecimento) de rendimentos,só para “supervisionar”.
“DEUS TE DARÁ SABEDORIA PARA SOBRESAIR SOBRE OS DEMAIS”

Consequentemente aumentará seu “dízimo” e você investirá mais “ofertas” que lhe abrirão mais tempo para produzir para o reino.Enfim tudo deve “fluir” a favor do reino e para o reino.

“ ADQUIRIR RIQUEZAS E NÁO POSSUIR RIQUEZAS “

“Antes te lembrarás de que o Senhor teu Deus é que te dá força para adquirires riquezas, confirmando a aliança que jurou a teus pais, como hoje se vê.” (Dt 8:18)
Receber força (sabedoria) de Deus para adquirir riquezas, será uma “confirmação da aliança”
A prosperidade do ímpio servirá para a impiedade, porem do sábio( aquele que recebeu de Deus estratégias) será para ele uma poderosa ferramenta de investimento para reino de Deus

“DEUS NÃO DECIDE SEU SALÁRIO ,SEU SALÁRIO É DECIDIDO PELO TIPO DE “PROBLEMA”(NECESSIDADE) QUE VOCE SE PROPOR A RESOLVER”
Dr. Mike Murdock

“Então Jesus subiu a um monte,e assentou-se ali com seus discípulos.A páscoa,festa dos Judeus,estava próxima.Jesus,erguendo os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava,disse a Filipe:onde compraremos pão para toda esta gente comer?
Ele perguntava isto somente para o experimentar ,pois já sabia o que ia fazer.
Respondeu-lhe Felipe: Duzentos denários de pão não bastariam para que cada um deles recebesse um pedaço. Outros dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse:
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes, mas o que é isto para tantos?
Disse Jesus: Mandai o povo assentar-se. Havia muita relva naquele lugar, e assentaram-se os homens, em número de quase cinco mil. Então Jesus tomou os pães, deu graças, e repartiu-os
com os que estavam assentados.E fez o mesmo com os peixes.Quando estavam saciados,ele disse aos discípulos:Recolhei os pedaços que sobraram,para que nada se perca.
Recolheram-nos, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido. Vendo os homens o milagre que Jesus fizera, disseram: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.” (João 6:314)


ASPECTOS PARA QUE O MILAGRE ACONTEÇA

A) NECESSIDADE:
Após uma tremenda “conferência “ apostólica,houve uma necessidade de alimentar o povo.
O garoto foi simplesmente para ouvir, de repente é transformado num agente e Deus na terra.
“DEUS NÃO TE CHAMOU APENAS PARA TE TIRAR DO INFERNO, ELE TE FEZ UM RESOLVEDOR DE PROBLEMAS” Dr. Mike Murdock.
B) DISPONIBILIDADE:
Para toda necessidade haverá sempre uma disponibilidade ( ainda que a nós ainda esteja oculta)
Aquele garoto se apresentou com o “pouco”,não teve vergonha de ser tão pouco,independente do fato de que para ele(seu consumo) fosse talvez um banquete.
C) DESPOJAMENTO
Uma propaganda na televisão dizia:”NÃO BASTA SER PAI,TEM QUE PARTICIPAR”.
“QUANTAS VEZES DEUS QUIS TE USAR, NO ENTANTO VOCÊ SE ESQUIVOU?


Deus mesmo viu a nossa necessidade e “deu” seu único filho,não ofereceu “um” dos seus filhos.


“QUANDO VOCÊ É CHAMADO POR DEUS PARA RESOVER UM PROBLEMA DE OUTRO, E NO ENTANTO NÃO O FAZ. ENTÃO, DEUS TAMBEM PARALIZARÁ AQUELA PESSOA, QUE RESOLVERIA O SEU PROBLEMA”.
J. TEIXEIRA



D) ORDEM (estratégia e logística para resolver um problema)

O Espírito Santo nos dará instruções específicas quanto à administração das necessidades
Jesus não serviu simplesmente,ele primeiro mandou que se assentassem ,consagrou os pães e o peixe, para depois servir.Caso contrário,poderia haver uma grande confusão na hora da distribuição.

E) MANIFESTAÇÃO (confirmação da parte de Deus)

Devemos ter uma boa expectativa quando realizamos algo para Deus.Não é pecado esperar do Pai um reconhecimento como fruto de nossa obediência.


“Deus faz que o solitário more em família;TIRA OS CATIVOS PARA APROSPERIDADE ;só os REBELDES HABITAM EM TERRA ESTÉRIL.”(Sl 68:6).



“RECURSOS FINANCEIROS DEVEM FLUIR ATRAVÉS DE NÓS ,E NÃO SOMENTE PARA NÓS”.

Nenhum comentário: