segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

EDIFICANDO COM PRUDÊNCIA

Cada vez mais tenho me envolvido com a de edificação de vidas nas igrejas, compartilhando testemunhos pessoais, ensinamentos recebidos ao longo destes 22 anos de vida com Cristo. Porém algumas coisas têm me chamado à atenção e tenho buscado da parte de Deus uma resposta que seja efetiva e construtiva para os dias de hoje e gostaria de compartilhar com meus amigos de jornada.

Texto base: Atos 16: 16 a 26

V16- Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito de adivinhação, ao qual adivinhando, dava lucro aos seus senhores.
V17- seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: estes homens são servos do Deus altíssimo, e vos anunciam o caminho da salvação.
V18- Isto se repetia por muitos dias. Então Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo eu te mando: retira-te dela. E ele na mesma hora saiu.
V19- Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança de lucro, agarrando em PAULO e Silas os arrastaram para a praça, à presença das autoridades;
V20- e levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam nossa cidade.
V21- propagando costumes que não podemos receber, nem praticar porque somos romanos.
V22- Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
V23- E, depois de lhes darem muitos açoites os lançaram no cárcere, ordenado ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.
V24- Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.
V25- por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
V26- De repente sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas; soltaram-se as cadeias de todos.

Vamos agora a algumas considerações;

V16 – “uma jovem com espírito de adivinhação”. Adivinhação que dava muito lucro é porque de alguma maneira deveria “funcionar”.

O ser humano de modo geral tem muita preguiça de esperar em Deus, prefere soluções rápidas, revelações sem esforço, sem comprometimento, gostam de saber a hora exata que Deus vai fazer algo em prol de suas vidas.

Por causa destas coisas é que pagam “cartomantes”, “videntes” e por que não dizer, até cultos “proféticos” em nossas igrejas.

V17- propaganda gratuita, verdadeira, qual o problema disso? Da mesma forma como essa jovem tem muita gente falando coisa certa, porém sendo motivada por um “espírito” errado. Quando uso a expressão “espírito”, não quero falar de “entidades demoníacas”, mas sim uma mentalidade confrontadora dos princípios de Deus, o qual diz: “a fé (revelação) vem, e vem pelo ouvir da palavra (rhema) de Deus”. Revelação não vem por adivinhação, mas sim por entendimento da vontade específica de Deus.

V18- Este tipo de ministério – “verdades instantâneas” - ainda permanece em nossos dias, porém disfarçados em unções “proféticas”, que enchem reuniões por todo o canto. Ministério de “jovens”, ou “imaturos”, que prometem e profetizam em nome de Deus.

No Velho Testamento havia uma lei para se julgar um ministério profético: quando o “profeta” falava o que Deus não falou, portanto não acontecia, geralmente eram apedrejados até a morte e quando falavam a coisa “certa”, porém com um coração errado, Deus mesmo trabalhava com ele.

Gostaria muito destas coisas acontecendo hoje.

A indignação e resistência do apóstolo Paulo ainda repercute em alguns corações sinceros em Deus, motivando–os a lutar contra este tipo de influência.

Discernimento apostólico se faz cada vez mais necessário em nossos dias, desmascarando falsos ministros e também falsas motivações (o que é bem mais difícil).

V19- Muitos líderes “religiosos” têm permitido estas manifestações em suas reuniões, muitas vezes por completo desconhecimento destes fatos, ou acham que são inatingíveis nestes aspectos. Com o propósito de permanecerem “ocupadas” suas cadeiras, fazem “vistas grossas”, ou seja, no fundo sabem que não é correto, mas as “ovelhinhas gostam, fazer o que?” Verdadeiras unções têm sido desprezadas, simplesmente por que não dão “ibope”, sem se darem conta que Deus sempre caminha com um número restrito de pessoas. Assim foi com Davi, com Jesus, com o próprio apóstolo Paulo e sempre será.

Na época de Martinho Lutero também existia um sistema que “vendia salvação”, por intermédio das indulgências, porém, nosso irmão Martinho se opôs a tudo e a todos, pagou preço por uma mensagem de “salvação” pela fé. Hoje todos nós gostamos muito dele, mas se fosse hoje? Será que não faríamos o mesmo com ele? Percebam a semelhança.

V21- Porque somos “romanos” ou porque somos preguiçosos e idólatras, queremos respostas rápidas às nossas necessidades e desejos.

V23-Deus está levantando na terra um remanescente disposto a pagar o preço do cárcere, ou seja, perseguidos ministerialmente, desprezados e não serão muito “populares”, nem ganharão tapinhas nas costas, não vão querer “apertar” suas mãos no final da reunião. Gente assim tem que morrer para si mesmo tem que vir do “silêncio” de Deus, assim como Moises, João Batista, que vieram do mais amadurecedor e aperfeiçoador dos ministérios na terra, ou seja: DESERTO.

V24- Prender mãos e pés na tentativa de paralisar os movimentos de Deus de restauração de verdades perdidas. Tentam ridicularizar, caluniar, difamar, perverter, para que assim continuem a reinar sobre outras pessoas, através de “conferências e campanhas” intermináveis.

V25- meia–noite = Não existe hora mais escura. Percebo que o mundo de maneira geral está perdido sem direção, tanto na política, na educação, nas finanças, todos sem respostas tentam apalpar saídas, mas também sei que nestas ocasiões é que Deus se manifesta como o SOL da justiça, trazendo luz, direção, verdadeiros posicionamentos. De fato, que venham trevas, para que delas se manifeste CRISTO: luz para os homens.

Paulo e Silas também nos trazem um principio de unidade ministerial, pregando e sofrendo pelas mesmas coisas, um só foco uma só direção. Veja, creio na diversificação, porém indo para o mesmo lugar, assim como as 12 tribos de Israel, distintas entre si, porém caminhando juntas e juntas manifestando Deus na terra.

V26- de repente - gosto muito desta expressão, soa-me como “no tempo de Deus”, como é maravilhoso ser cuidado por Deus! “Na sua presença há sempre o melhor, minhas esperanças e questionamentos são “de repente” solucionadas. No Capítulo 2, deste mesmo livro de “Atos”, presenciamos o mesmo fenômeno de presença e direcionamento, desta vez em forma de “vento” e “fogo”. Coisas estas que o homem natural não consegue imitar, só Deus tem o poder de abalar estruturas internas e externas ao mesmo tempo, em nossas vidas.

Creio em vidas sendo abençoadas por princípios divinos que nunca mudam, vidas sendo edificadas por doutrinas de ministérios sinceros e cooperadores de Deus na terra.

Lembro-me do profeta Elias, em 1 Reis 18:32, confrontando o sistema religioso de Baal. Fazendo o que? Edificando um altar de pedras (pedras vivas que somos nós), fazendo um rego em volta, santificando, separando um povo para Deus, jogando água por cima (lavando pela água que é a palavra de Deus), aí sim DE REPENTE vem fogo do céu e aí sim pode ser consumido, utilizado, por Deus, para Sua glória. Um espírito paterno (mentalidade criadora, protetora e provedora), dentro das igrejas, defendendo a qualquer custo suas “ovelhas” deste tipo de “raposinha” que ficam á espreita, esperando uma oportunidade para agir.
JOSÉ. A. A. TEIXEIRA

MINISTÉRIO DOKIME NET WORK

Nenhum comentário: