segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

NOVO NASCIMENTO - O MAIOR MILAGRE NA TERRA

NOVO NASCIMENTO



O MAIOR MILAGRE NA TERRA


Nunca existiu nem existirá mensagem mais importante do que a mensagem do “novo nascimento”, porem ninguém ensina passo a passo,pelo contrário ,gastamos muito tempo em “teologias e” frazeologias” sem contudo alcançarmos o homem .
Este se encontra com todos os seus problemas existenciais e espirituais, claro um decorrente do outro, pergunto: Porque não explicar mais detalhadamente ,este tão grande plano de redenção para ele?
Esta é uma tentativa de minha parte, baseado em minha experiência pessoal com Deus:

Livro de JOÃO CAP 3:1/6 (BÍBLIA SAGRADA)


1-Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos ,um dos principais dos judeus.
2-Este foi ter de noite com Jesus,e disse:Rabi ,sabemos que és Mestre, vindo da parte
de Deus.Pois ninguém pode fazer estes sinais miraculosos que tu fazes, se Deus não fosse com ele.
3- Jesus respondeu:Em verdade,em verdade te digo que quem não nascer de novo,não pode ver o reino de Deus.
4- Perguntou-lhe Nicodemos:Como pode um homem nascer,sendo velho?Poderá voltar ao ventre da sua mãe,e nascer?
5- Jesus respondeu: Em verdade, em verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito,não pode entrar no reino de Deus.
6- O que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito é Espírito.






A bíblia sagrada é composta de 66 livros ,escrito por 47 pessoas em um espaço de 3.000 anos.

Quantos sinais e prodígios , quantos filmes cinematográficos baseados nestas escrituras; Contudo , o maior de todos eles, é muito pouco ensinado,ou reproduzido
Em cinemas ,teatros ou até mesmo nas igrejas.

Gostaria de realizar um pequeno estudo sobre novo nascimento.indo ponto a ponto,neste capítulo do livro de João.

Quero analisar versículo à versículo extraindo verdades mais alem do que está escrito


V1=principal: homem de forte influencia político-religiosa,com alto posto no sistema religioso da época. Conhecedor das leis religiosas e ardente nas suas convicções.

V2= noite : por que será que este foi ter de noite com Jesus?
A doutrina ,assim como a conduta de Jesus eram bem agressivas ao sistema religioso vigente , porem era notório seu poder e sua graça entre as pessoas.
Nicodemos talvez não quisesse correr riscos ,que poderiam de alguma forma manchar
Sua reputação .
V2- B.

Na segunda parte deste versículo ,notamos um claro reconhecimento dos atributos de Jesus , e principalmente sua divina procedência .
Neste mesmo período estima se que haveria cerca de 500 homens que se intitulariam “messias” ou “profetas” , muitos inclusive usando o nome Jesus, e que também por intermédio de conhecimentos mágicos e/ou místicos também realizavam alguns sinais.

Mas só Jesus mudaria pessoas com sua palavra, havia poder e graça em seus sermões.


V3- Interessante como Jesus interrompe o “rasga seda “ da tradição religiosa, empactando nosso amigo Nicodemos com uma revelação “bombástica”em sua vida.

Nunca ninguém haveria usado esta expressão antes: “NASCER DE NOVO”.

Com toda certeza ,creio que Nicodemos ficou sem base nenhuma,para replicar Jesus.
Todas as religiões ou seitas da época indicariam algum tipo de sacrifício ou ritualismo religioso,talvez pensasse Nicodemos que seria apresentado por Jesus a alguma
“sociedade secreta” para compartilhar a sua “tecnologia” de persuasão .


Chegou na vida de Nicodemos o momento de mudança de vida , onde já não mais seria por alguma prática religiosa ,mas sim , ser nova criatura.


V4:”tenho que voltar ao ventre materno e nascer?”

Muitas vezes queremos interpretar verdades divinas pela ótica humana dos fatos.
Sendo assim totalmente inalcançável ao homem por seus próprios méritos.

“QUANDO ACABA O HUMANO, DÁ SE INICIO AO DIVINO”


V5:AGUA- Geralmente interpretamos “água” como sendo “O” meio pelo qual bebes , ou mesmo adultos , garantem seus “passaportes” celestes.

Mas vejamos à luz das escrituras,o que realmente esta substancia natural simboliza:



Ef 5:26” PARA SANTIFICAR, PURIFICANDO –A COM A LAVAGEM DA ÁGUA QUE É A PALAVRA”.

Quando Jesus usa a expressão “água” ,Ele esta falando da palavra escrita,”profecias” que testemunhavam a favor de Jesus.

O batismo em água tem validade quando a pessoa tem condições de receber
A palavra primeiramente em seu coração,e ela vem pelo ouvir ou leitura ou até mesmo por um testemunho de outra pessoa
.

Homens e mulheres desciam ao rio Jordão para batismo, após terem ouvido a palavra pela boca de João batista,que convencidos do pecado se arrependiam.

V5- Ainda no mesmo versículo,achamos o Espírito Santo(terceira pessoa da trindade) sua participação é decisiva, fundamental,é Ele quem apresenta Jesus ao nosso coração,

E também é Ele quem nos convence do pecado de”ADÃO” QUE CORRE EM NOSSAS VEIAS ESPIRITUAIS.


PECADO OU “HAMARTIA”

TEXTO: LIVRO DE RM 5:12”PELO QUE ,COMO ENTROU O PECADO POR UM HOMEM E PELO PECADO A MORTE, ASSIM TAMBEM A MORTE PASSOU A TODOS OS HOMENS ,PORQUE TODOS PECARAM”.

Quero fazer um breve estudo desta palavra “pecado”.

No novo testamento esta palavra vem no original como”hamartia”ou “hamarteo” que significa errar o alvo.

Expressão esta muita usada entre soldados nos treinamentos de arco e flexa.
Quando um destes em treinamento errava o alvo, o seu treinador automaticamente exclamava: “ HAMARTIA ou HAMARTEO!!!! “desta forma
O tal soldado saberia o que fazer.

E de fato este soldado que estava em treinamento como sabia o significado integral de tal palavra,seguiria em frente,pois o significado completo desta palavra é



“VOCE ERROU O ALVO MAS, TENTE OUTRA VEZ”



Quando Jesus trata conosco sobre “pecado” no singular,Ele está falando de nossa origem pecaminosa que herdamos de Adão, que vem até nos por intermédio de nossos ancestrais .

Ele sabe ,que por causa desta nossa origem ,cometemos tantas transgressões
Em nossas vidas ,fazemos o mal que muitas vezes nem gostaríamos de fazer.
Temos atitudes tão más , e ao mesmo tempo de muitas delas , não temos controle.


Na crucificação ,Jesus levou sobre si o peso desta maldição, chamada”PECADO” ou “HAMARTIA” libertando nos para sempre, bastando para isso , somente nossa fé neste sacrifício, e se deixar lavar por este sangue tão poderoso que nos limpa, nos cura, liberta, nos enche de alegria e plena convicção de uma vida eterna na presença de Deus a começar do presente ,não precisamos esperar mais nada


V6- MENCIONA 2 TIPOS DE NASCIMENTO:


NASCIMENTO CARNAL E ESPIRITUAL

No nascimento carnal , não temos o poder de interferir ou decidir de quem seremos filhos .
Já no nascimento espiritual, tem que envolver fé, consciência de sua opção ,ou seja é uma relação pessoal entre o homem e Deus.

Também acho conveniente a explicação de que o fato de Deus ser o criador da humanidade ñ faz dele necessariamente o proprietário,senão vejamos:

Por exemplo: O fato de uma pessoa possuir um carro”ford”, o seu fabricante não se responsabiliza por erros de dirigibilidade ,ou má conservação do veiculo ,ou seja a “FORD” construiu , você cuida, se você “erra o alvo” com seu veículo, você poderá comprar novas peças na fabrica , mas a falta foi sua.


No Livro de RM 10;9-10 diz”SE COM A TUA BOCA CONFESSARES A JESUS COMO SENHOR, E EM TEU CORAÇÃO CRERES QUE DEUS O RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS SERÁS SALVO.

PORQUE COM O CORAÇÃO SE CRÊ PARA JUSTIÇA E COM A BOCA SE CONFESSA A RESPEITO DA SALVAÇÃO.


A palavra de Deus nos coloca numa posição de decisão a respeito de nosso destino espiritual, já que terá que envolver fé, para este milagre acontecer.

A mais pura interação, Deus restaurando a condição caída do gênero humano,recolocando o na condição de dominador sobre todas coisas da terra ,e Deus
Governando tudo por intermédio do homem.
Este sim é o plano original de Deus ,que pela queda do homem,Ele mesmo enviou seu Filho Jesus para nosso resgate.

QUE SEJA ASSIM EM NOSSAS VIDAS.

JOSÉ. A. A. TEIXEIRA

MINISTÉRIO DOKIME NET WORK

http://dokimenetwork.blogspot.com/

Nenhum comentário: